Nós começamos a subir nas pedras. Eram altas e escorregadias. Fiz como ele havia orientado: segurar nos galhos, não fazer muita força com os pés e compensar o peso colocado nos pés, com os braços. Eu nunca tive habilidade para coisas aventureiras, mas continuamos subindo. Ele acima de mim, e eu acima de tudo que estava lá embaixo. 

— Se eu não fosse tão lenta, já estaríamos no topo. – brinquei. 
— O topo não é importante. Há dias em que as pedras estão muito escorregadias. – ele para de subir e olha para baixo.
— E o que você faz?
— Desço tudo novamente. – e sorri. 
— Você desce isso tuuuuudo? Adianta alguma coisa tentar subir nos dias escorregadios? – perguntei espantada. 
— Claro que sim! Eu encaro isso como encaro as coisas da minha vida. Como eu te disse, o topo não é importante. O que importa é o caminho que irei percorrer até chegar ao topo. O topo é a recompensa do meu esforço e cuidado de subir. Um pé no lugar errado ou uma pegada fraca, eu caio. Assim são as coisas da vida. O que importa é o caminho que iremos percorrer. As coisas mais importantes estão nesse trajeto. Entende? O objetivo é a recompensa, o verdadeiro resultado de todo o caminho. E sobre as pedras escorregadias e eu ter que voltar tudo novamente, também serve como exemplo. Às vezes, o caminho não está favorável. Temos que voltar, abdicar de coisas na vida e tentar novamente mais tarde. Uma hora a gente consegue. Uma hora a gente chega lá. Na hora certa. – disse ele, respirando fundo e olhando para a paisagem. — Vamos continuar subindo? Não podemos parar no tempo. Me siga! 

Aquilo foi forte para mim. Fiquei calada por um bom tempo. Caiu como uma luva. Me vestiu como um vestido de noiva. 

— Diário de um sonhador / Sereno 

Que tal dizer algo?

